Como funciona a troca de produto com defeito?

Como funciona a troca de produto com defeito? Produtos com defeito são uma realidade comum no dia a dia dos consumidores, neste post você vai aprender como proceder quando enfrentar esta dificuldade.

Apesar de termos uma maior facilidade na aquisição de produtos por meio de lojas virtuais, percebemos diversas reclamações de produtos que chegam aos consumidores com algum defeito.

Felizmente, a legislação brasileira garante seus direitos e te dá opções para resolver o problema.

Neste artigo, vamos abordar os principais pontos da legislação brasileira sobre troca de produtos com defeito.

O que diz a lei?

Primeiramente, é importante destacar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o fornecedor é responsável pela qualidade dos produtos que vende. A troca de produto com defeito é mais comum do que imaginamos.

Sendo assim, é de responsabilidade do fornecedor oferecer um produto que cumpra com sua finalidade de existir.

Recomendamos que no momento da compra, você verifique as condições do produto e quais os termos e garantias ofertados pela loja.

Porém, caso ainda sim o produto adquirido esteja com algum defeito, não se desespere, a lei resguarda os seus direitos, então Como funciona a troca de produto com defeito? nesse caso você pode:

  • Solicitar a troca do produto por um novo do mesmo modelo, sem custos adicionais.
  • Obter o reembolso do valor pago.
  • Receber um abatimento no preço do produto.

Contudo, é preciso destacar que existe um prazo legal estabelecido para que o consumidor possa reclamar. É importante que você observe o prazo da sua garantia e o prazo definido por lei.

Além disso, talvez seu caso faça jus ao recebimento de uma indenização por dano moral devido a falha na prestação de serviço por parte da empresa.

Indicamos ainda que consulte um advogado especialista para maiores informações.

O que fazer caso o produto apresente defeito?

Inicialmente, sempre recomendamos que enquanto consumidor, você tenha registro de todas as conversas com a loja (caso virtual) e guarde toda documentação disponibilizada (lojas físicas).

Em síntese, é necessário que você:

  • Guarde a nota fiscal do produto.
  • Entre em contato com a loja onde você comprou o produto e informe sobre o defeito.
  • Solicite a troca do produto, o reembolso do valor pago, o abatimento no preço ou a rescisão do contrato.
  • Se a loja se recusar a atender sua solicitação, procure o Procon ou um advogado especialista em direito do consumidor.

Para garantir a troca de produto com defeito, é necessário que mantenha a calma e procure imediatamente a loja fornecedora.

A maioria das grandes lojas, possuem politicas internas para reembolso ou correção de algum defeito no produto, por isso é importante manter a calma e procurar os meios oficias de comunicação da loja que o produto foi adquirido.

Ainda, é possível fazer uma reclamação formal em sites como Reclama aqui (https://www.reclameaqui.com.br/), por diversas vezes, as empresas ficam de olho nesses sites pois querem zelar por sua reputação.

Portanto, aqui vão algumas dicas para evitar problemas:

  • Compre em lojas de confiança.
  • Leia o manual de instruções do produto antes de usá-lo.
  • Guarde a nota fiscal do produto.
  • Fique atento ao prazo de garantia do produto.

Conclusão

Finalmente lembre-se: você tem o direito de receber um produto sem defeito e de ter seus direitos respeitados.

Não se deixe intimidar pelas lojas!

Utilize as informações deste artigo para defender seus direitos e garantir que você receba o que é seu por direito.

Este artigo foi escrito para fins informativos e não deve ser considerado como um substituto para a consulta jurídica profissional, espero que tenha ajudado você a descobrir como funciona a troca de produto com defeito

Em caso de dúvidas e não resolução de seu problema, Você deve procurar um advogado especialista em direito do consumidor.

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